Visite: Olinda...

19:00

Foto: Arquivo Entretulipas
Continuando o último post sobre locais para visitar... como foi muito longo o último, eu separei, e esse eu vou dar umas dicas sobre a "vizinha" de Recife.

OLINDA

E ai, quando ir?

Foto: Arquivo Entretulipas
Visitar Olinda é na mesma época que Recife. É como se as duas cidades fossem casadas, como o queijo e a goiabada, copacabana e o seu calçadão, joão e maria, tom e jerry, ... Enfim, vocês já entenderam, né? Então, essa parte é mais um repeteco do post sobre Recife. Vai lá e confere as dicas que eu passei de quando ir.
Ah, e se quiser passar o Carnaval em Olinda Atenção: Resevar, de preferência, com um ano de antecedência, pois todos eles lotam.
É também gratuito, free, "de gratis", 0800, você não paga nada, e ainda tem direito a vários tipos de música, animação, cores e alguns banhos de água, cerveja e outros líquidos não identificados (essa parte não é muito legal também).
Mas, em compensação, é uma experiência única e que todo mundo deve ter a oportunidade de viver na vida. É muita animação, cores, ritmos, criatividade.
Assim como Recife, o sítio histórico se torna uma pipoqueira. A festa começa desde cedo e entra pela noite. Alguns dias vai até a madrugada, quando o bloco do Homem da Meia Noite vai às ruas.
Meses antes já começam as prévias, que tem a mesma animação que os blocos na época do carnaval.
Todos os dias eles tem uma agenda, como essa aqui, com todos os horários e locais da animação.
Mas, na realidade o que acontece é o seguinte: em qualquer lugar do sítio histório tem animação, a qualquer dia, da sexta feira antes do carnaval até a Quarta-feira de cinzas, dia em que sai o Bacalhau do Batata.


Dicas:


-Esteja prevenido para andar nas ruas. Conheçe a amiga dos viajantes "money belt" ? Eu a indico, principalmente para andar nas ruas na época do Carnaval. Nunca saia de casa sem os documentos ou, se tiver, uma cópia autenticada;
-Olinda é ótimo para ir em grupo. Não vá sozinho, principalmente se for mulher. Chegou sozinho a cidade? Tenta marcar com alguém que curta o carnaval de ir com você. As redes sociais sempre tem comunidades que marcam encontros. Quer uma dica melhor? O pessoal do Couch Surfing sempre marcam encontros. Na época do Carnaval ou não;
-Ah, não esqueçam de usar a criatividade na hora de fazer as fantasias!


Onde ficar?

A cidade fica ao norte de Recife.  Como eu falei no último post, o Centro de Convenções, onde são realizadas as grandes feiras, congressos, shows e conveções, fica entre as duas cidades (na realidade o local já é considerado Olinda, mas como fica no meio de uma favela e longe de tudo, eu prefiro dizer que fica na fronteira).
Olinda tem excelentes pousadas e pequenos hoteis no sítio histórico. Existem várias bem aconchegantes, perto da natureza e muito organizadas. Algumas pousadas ficam ao redor da natureza, então se você preferir visitar a cidade nos dias que não sejam na época do Carnaval, você vai ter muita tranquilidade e calmaria, inclusive vai escutar os passarinhos cantando. Mas, se você for época do carnaval, tranquilidade vai ser uma palavra que vai passar longe do hotel, pois eles ficam no meio da folia.
Os hoteis/pousadas que ficam fora da área tombada pela UNESCO eu não indico. Ficam muito deslocados e a qualidade muitas vezes não é boa. A praia de Olinda não é boa para banho, então Hotel na orla deve ter um ou dois, mas não são muito bons (para não dizer que são ruins ahahah)
Nesse período também muitas pessoas que moram na região do "fervo" colocam as casas para alugar. Mas, prepare o bolso porque os valores não são baratos, normalmente você divide a casa com outras pessoas, mas o grupo deve desembolsar de R$1000,00 a R$5000,00 pelo período.
Indico:
Pousada Quatro Cantos
Hotel Sete Colinas

Culinária Pernambucana. Onde comer?

Olinda não tem tanta variedade de restaurantes bons para comer. Vou indicar alguns, até porque eu também não conheço tantos.
O melhor deles é o Oficina do Sabor. Com a culinária regional, focada nos frutos do mar, o Oficina do Sabor foi eleito um dos melhores restaurantes da cidade por 10 vezes consecutivas. Os preços são um pouco salgados, mas o título de campeão faz juz aos pratos que eles servem.  Ah,  quando for lá de dia, solicite uma mesa no terraço. É MARAVILHOSA!
Tem também o Beijupirá que, assim como o Oficina do Sabor, tem comida excelente e uma vista incrível da cidade, do mar e de Recife.
O Chez Geoges também participa da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Tem uma cozinha mediterrânea. Eu ainda não tive oportunidade de conhecer, mas todos falam que é muito bom.
A excelência dos pratos com base de frutos do mar do Maison do Bonfim é reconhecida também. Ele está entre os melhores, segundo a Revista Veja.


O que fazer?

O site da Prefeitura de Olinda tem muitas informações úteis e várias indicações de lugares para visitar. Eu vou tentar indicar os melhores.
Primeira coisa? Se estiver hospedado em alguma Pousada/ Hotel no sítio histórico, coloque o tênis, chapeu, óculos de sol e o filtro solar, e vá andar pelas ruas e ver as casas do estilo colonial. Se você não sabe, Olinda é Patrimonio Histórico e Cultural da Humanidade, tomabada pela Unesco. Se você notar, nenhum ônibus e nem caminhões podem circular por essa área, para não danificar as pedras os paralelepípedos antigos.
Em Olinda os pontos turísticos ficam todos na parte antiga, no sítio histórico. Então, é como eu falei, tênis e pernas pra quê te quero. Bora simbora?

-Alto da Sé: Foi o local que Duarte Coelho, primeiro Donatário da Capitania de Pernambuco, olhou a vista e proclamou: "Oh, linda situação para se construir uma vila!" E foi assim que surgiu o nome da cidade. Um dos acessos ao alto da Sé é a ladeira da misericórdia. E, acreditem, é para pedir misericórdia mesmo para subir. Para descer de carro é bom ter cuidado também, pois os paralelepípedos antigos fazem com que os pneus deslizem um pouco. É lá no alto que está localizada a Igreja da Sé, construída em 1535, foi a primeira paróquia do Nordeste. Desde 1676 é a catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife. Do alto da Sé, é possível avistar uma paisagem inesquecível: as cidades de Olinda e Recife, juntas, e mais: todas as 7 igrejas que podem ser vistas de lá estão viradas para ela. É lá no Alto da Sé também onde esta localizado o  Museu de Arte Sacra de Pernambuco, onde você pode ver peças religiosas do século XVI até o atual. O Convento de São Francisco foi construido em 1585 e parcialmente destruido pelos holandeses em 1631. Destaca-se pela riqueza dos azulejos portugueses. Depois de visitar todos esses lugares, não dá para sair de lá sem comer a famosa e inigualável tapioca da sé em uma das barraquinhas. Existem milhares. É só escolher uma,  o sabor da tapioca e deliciar-se. Ah, quer uma dica? Como uma tapioca e, para acompanhar, tome uma água de coco. Delícia! Depois de recuperar as energias, hora de comprar! hahahah Existem milhões de lojinhas e ateliês, sem falar das barraquinhas na rua e dos artesãos. Fique a vontade para escolher a lembrancinha para levar. Ah, quase ia esquecendo. A vista lá de cima é digna do nome: Oh  linda!
-Largo do Amparo: É onde fica localizada a Igreja Nossa Senhora do Amparo, de grande importancia barroca. Ela destaca-se de outras igrejas de Olinda devido a quantidade de altares laterais. O Restaurante Oficina do Sabor fica pertinho do Largo.
Fotos: Arquivo Entretulipas
-Mosteiro de São Bento: É o segundo mosteiro beneditino em terras brasileiras, datando do século XVI. A igreja é conhecida como uma das mais ricas de Olinda e tem na fachada um imponente brasão, além da torre sineira que data do século XVIII.
-4 Cantos: "Nos quatro cantos cheguei e todo mundo chegou descendo a ladeira, fazendo zueira de tanto calor..." Quem nunca ouviu o Alceu Valença cantar essa música? Pois é, dá para visitar os 4 cantos que ele tanto fala. Aliás, dá para visitar quase tudo que ele fala nas suas músicas dá para visitar (vou falar um pouco dele daqui a pouco, guenta ai). Os quatro cantos na realidade é o cruzamento de duas ruas a Ladeira de Misericórdia com a Rua Prudente de Moraes.
-Museu de Arte Conteporânea: Com um excelente acervo que, mesmo com o infeliz roubo recente, ainda atria muita gente para ver obras de Visconti, Telles Júnior, Guignard, Portinari, Di Cavalcanti, Gil Vicente, João Câmara, Samico, Lula Cardoso Ayres, Vicente do Rego Monteiro, entre outros.
Fotos: Arquivo Entretulipas
-Casa de Alceu Valença é sempre animada no carnaval. O cantor e compositor nasceu no interior de Pernambuco, mas adotou Olinda como cidade inspiradora principal para suas canções. A casa de Alceu, em Olinda, é um dos locais mais animados durante a festa. Para entrar lá só com convite, mas a animação na rua é garantida, até porque o cantor sempre dá uma "palhinha" para os foliões. Do lado da casa esta localizada a antiga Prefeitura de Olinda, onde hoje é mais um museu.
-O museu do mamulengo é interessante para ver e entender toda a trajetória dos mamulengos no Nordeste. Não sabe o que é um mamulengo? Dá uma olhadinha aqui. É bem interessante e foi o primeiro museu de bonecos do Brasil. A entrada é baratinha e, da última vez que eu fui, custava um real para visitar.
Na mesma rua e bem próximo desse museu fica o museu dos Bonecos Gigantes. Eu não achei e nem me lembro exatamente o local em que ele esta localizado. É proximo a algumas lojinhas.
-A Igreja de São Pedro é outra que vale a pena ser conhecida. Depois de subir e descer milhões de ladeiras você vai estar bem cansado e, talvez, até querer desistir de visitar essa igreja porque tem que subir alguns degraus para entrar. Quando estiver subindo os degraus, olhe para o altar. A sensação é de estar chegando no céu (calma, você ainda não vai ter morrido. É só cansaço mesmo). Inaugurada em 1752 como Igreja de São Pedro Novo. A devoção já existia desde 1711 na Igreja de São Pedro Velho, o Mártir, no Alto da Ribeira, que foi destruída. Reformas modificaram suas características originais. Na frente da igreja tem uma pracinha, e ao redor tem uma lojinha e uma sorveteria muito boa (na época era uma chamada Fri Sabor), que vai ser um oasis no deserto. Dica? Prove o sorvete de delícia de abacaxi!
Olinda tem milhões de igrejas mais a serem visitadas. Vai de você querer e se interessar. Eu citei as mais importantes e as que vale a pena a visita. Acredito que visitar só igreja não tem graça, né?

Foto: Arquivo Entretulipas

Dicas:

-É bom sair do hotel/pousada/casa/couch/arranjado/ponte/local que esteja hospedado com roupas bem leves, pois o sol é muito quente por essas bandas. Um bom tênis, uma camisa regata, uma bermuda, um óculos de sol e um boné são uma boa pedida. Esses passeios não dá para fazer em dias de chuva, porque você pode escorregar, por causa das poças de lama, perigo de se molhar etc.
-Ao andar no sítio histórico você vai encontrar várias pessoas se oferecendo como guias. Cuidado! Os verdadeiros guias cadastrados estão identificados com um crachá e  uma camisa. Para quem não tem ninguém que conheça os locais acompanhando, vale a pena. Mas, combine o valor antes, porque normalmente, quando eles veem que você é de fora, eles exploram no preço e só falam-o no final.


Como se locomover?

Olinda não tem metrô, mas é muito bem servida de ônibus que se comunicam com Recife.
Como eu falei acima, os ônibus não entram na cidade alta, para não danificar os paralelepípedos. Ou seja, se você esta hospedado em Recife e quer visitar Olinda pode ver o intinerário dos ônibus nesse site que atende a Região Metropolitana do Recife (ou seja, Olinda também entra). Normalmente eles param perto das ladeiras que dão acesso a cidade alta. É só pesquisar bem qual o ônibus pegar e perguntar ao cobrador qual é a melhor parada para descer próximo ao sítio histórico.
Outra alternativa também são os taxis. Em taxi comum de Recife a tarifa inicial atual é R$4,50, e vão subindo R$0,25. A tarifa de Olinda não deve ser muito diferente dessa.
Um detalhe importante é: Olinda não tem aeroporto. O aeroporto mais próximo é o de Recife, que esta localizado na Região Sul do Recife. Um outro ponto para se ter atenção é que os taxis do aeroporto são beeeem mais caros.

Foto: Arquivo Entretulipas
Conto com vocês para saber as experiências!
E ai, já veio a Olinda? Gostou das dicas? Quer acrescentar algo?
Conta ai para gente!

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade