O mercado flutuante de Damnoen Saduak na Tailândia

09:00

Você com certeza já viu na TV ou em fotos na internet os mercados flutuantes tailandeses. 
A atual capital da Tailandia cresceu através dos rios que a rodeiam e a cortam. 
Visto isso, e lembrando que o coração de uma cidade é sempre o comércio que ela gera, não seria natural se os mercados da cidade fossem nas margens dos rios e canais.

Hoje esse comércio não acontece mais como antigamente. Há vários mercados flutuantes próximos a Bangkok que acontecem de forma parecida à original.


O mercado de Damnoen Saduak existe a mais de 100 anos, e é um dos mais antigos. A maioria dos turistas decidem visita-lo e, por isso, muita gente afirma que ele perdeu muito da sua identidade por esse turismo desenfreado. 
Decidimos visita-lo por ser um dos mais antigos, e a experiência foi tão legal, que super recomendo. Nesse post dou algumas dicas importantes para que sua experiência seja bem legal também.

mercado flutuante - entretulipas





A experiência em si definida com uma palavra: fantástica!

É muito interessante ver como a coisa funcionava antigamente. Os barquinhos passando vendendo comida, frutas, verduras, temperos. Há também as bugigangas ˜Made in China˜, que fazem parte do espetáculo chamado mercado. Afinal, qual mercado hoje não tem coisas fabricadas na China sendo vendidas?! 

A paisagem é poética, no meio de palmeiras e coqueiros... É encantador como há vida naquele lugar, e ela vai muito além do mercado. 
O passeio pelos canais me fez entrar num mundo paralelo, tentando entender a dinâmica de tudo aquilo ao meu redor. As misturas de cores, sabores, pessoas, sons, cheiros. Saber que por trás daquilo tudo há vida. Muita vida. 

Fomos também para um mercado mais distante do Damnoen, onde deu para ver as casinhas na beira do canal, nos sentir dentro das casas das pessoas, e ver um pouco mais da vida delas. Foi incrível!
Como penduram as roupas, ou como lavam a louça e conversam com os vizinhos.
















Chegue cedo!

Saímos de Bangkok por volta das 7h. As 8h30 já estávamos dentro do nosso barco, no meio dos canais. Por isso, conseguimos ter uma experiência bem bacana, conversar - ou pelo menos tentar - um pouco com as pessoas e ver as coisas com calma. Além disso, não estava tão calor.
No fim do nosso passeio, quando já estávamos retornando para o ponto de encontro, vimos canais lotados, barcos amontoados, muita e as pessoas inalando a fumaça dos motores dos barcos.
Ir cedo foi a melhor decisão e ainda nos proporcionou chegar mais cedo em Bangkok e ter tempo para conhecer um templo a tarde.
mercado flutuante - entretulipas
Antes, logo cedo, quando chegamos... - Foto: Entretulipas

mercado flutuante - entretulipas
Depois, quando já estávamos indo embora - Foto: Entretulipas

Distância e como chegar

São 100km de distância até a região do mercado, ou seja, fica a 1h30 de Bangkok.
No mapa abaixo dá para ver que não é tão perto assim. E, se você sair tarde, leve em consideração também o tempo no trânsito.
Você pode chegar de várias formas, inclusive de transporte público. Há ônibus que sai da rodoviária no sul de Bangkok, que ele vai te deixar nas redondezas do mercado, e de lá você pega um taxi.
Há também a opção de contratar uma das milhares de empresas de passeios. Na rua Khaosan Road, da capital, há várias dessas agencias, que já vendem o passeio, incluindo o transporte de ida e volta + o passeio nos barquinhos do mercado.
Ou você pode contratar um taxi particular, que foi o nosso caso, para ir ao mercado. Você fecha com o taxista um preço, e ele te leva, te espera lá e te trás de volta. Falei aqui nesse post sobre o serviço do Sr. Inn, o taxista que super recomendamos em Bangkok.

Dica! Preste atenção nas paisagens até o mercado. Há diversas salinas, e barquinhas na beira da estrada vendendo sal. Segundo o nosso guia, essa região produz bastante sal e de boa qualidade.

mercado flutuante - entretulipas
Salinas no caminho do Mercado - Foto: Entretulipas




Preços dos passeios

Você tem duas opções de experiência. Uma é compartilhar o barco com outras pessoas. Vi barcos com 6 pessoas + o piloto do barco. A vantagem é que sai bem mais barato, mas a maior desvantagem é que você vai ficar sempre preso a outras pessoas na hora de parar nas barquinhas/ barquinhos para comprar itens, sem falar nos "pega turistas", que são lugares que esses barcos param com "Fazendas de coco" ou "fazendas de banana" para fazer você gastar mais dinheiro. Se o grupo que tiver no seu barco cair no pega tonto e fazer todo o passeio de uma dessas fazendas, você vai ter que esperar todo mundo para o barco partir. O preço por pessoa vai dar em torno de 300 baths, por um passeio de 2h.



Já a outra opção é ter um barquinho só para você. As vantagens são não ter mais ninguém nas fotos e poder parar nas barquinhas que você quiser, escolher e fazer o passeio no seu tempo, além de não ter que ficar preso nas fazendas "pega turista". A desvantagem, sem dúvida, é o preço, que é bem mais salgado do que se você compartilhasse com um grupo. O valor custa 3000 baths - por um barco particular, passeio de 2h30 a 3h.

Qual o que vale a pena?

No nosso caso, preferimos o barco particular. Eu já sabia de todos esses pega turista e porque preferimos fazer no nosso ritmo. Sem falar que as fotos ficaram incríveis.



Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade