Balsa para a ilha de Phi Phi: como chegar e sair de uma das ilhas mais lindas do planeta

11:32

Montar uma viagem não é uma tarefa fácil. Ainda bem que é algo bem prazeroso, pelo menos para mim, porque é como se você começasse a viajar antes de estar no lugar. Ler, pesquisar bastante, até deixar o roteiro redondo, pelo menos um mês antes do embarque, me dá muita segurança e evita muitos problemas.

Um pedaço da viagem que eu achei que, mesmo pesquisando muito, eu embarquei bem insegura a respeito foi o transporte até a ilha de Phi Phi, onde ficamos hospedados.
É bom deixar bem claro que em Phi Phi não há aeroporto e, para chegar e sair da ilha é apenas através de barco.
As balsas - ou ferry, em inglês - que ligam a ilha a lugares com aeroporto partem de Phuket (outra ilha, do lado direito de Phi Phi) e Krabi - cidade no continente e que Phi Phi é um distrito dela. 
Phi Phi
Phi Phi Don - Foto: Entretulipas

Eu achei pouca informação na internet sobre ambos os trajetos. Tudo meio confuso, muita gente criticando todos os meios de transporte nesse trajeto, e poucos dados sólidos sobre preços, tempo de deslocamento, estrutura e etc. 

Coincidentemente usar ambas as opções foram as que melhor se encaixaram no nosso roteiro (horários e datas), o que foi ótimo, pois nos deu a oportunidade de testar e contar por aqui qual a nossa experiência e te ajudar a não se sentir inseguro quanto ao transporte até o paraíso chamado Phi Phi.
Partiu paraíso... - Foto: Entretulipas

Chegando em Phi Phi a partir de Phuket

Ao chegar no aeroporto de Phuket, logo quando você desembarca, há 3 opções de agências que vendem o transporte do aeroporto até o Pier, onde você pega o ferry - ou balsa - para Phi Phi.
Todos eles tem o mesmo preço de tudo, e nem adianta negociar.
Você pode ir de taxi particular ou van.
O preço do taxi, obviamente, é mais caro que a van, porém ambos os preços são tabelados.
E quais as vantagens e desvantagens de cada um? Bom, a van é mais barata e você vai com várias pessoas do mundo inteiro no carro, ou seja, é uma oportunidade legal de fazer amizade, além de economizar um pouco. As desvantagens são: a van só sai do aeroporto quando eles completam a quantidade de pessoas, o trajeto é fixo, e ela pára em alguns lugares no centro de Phuket, antes de ir para o Pier. Isso faz com que você corra o risco de perder a próxima balsa. Além disso, se você estiver com muita bagagem, pode ser um pouco complicado.
Já o taxi, a vantagem maior é o conforto e rapidez para chegar no Pier. Ele vai cortando o trânsito, os carros são confortáveis e limpos, e você tem espaço para colocar as bagagens. A desvantagem maior é o preço, que é umas 5x mais caro que a van, e você pode pegar um motorista não muito "agradável", como foi o nosso caso.

O aeroporto fica distante do pier. A viagem dura, de taxi, em torno de 1h - veja no mapa abaixo a distância.

Existem dois Piers de onde as balsas partem para Phi Phi: Rassada Pier e o Sea Angel Pier. Eles são próximos um do outro. Nossa experiência foi no Rassada Pier, que tinha uma quantidade razoável de lanchonetes, mas não tinha muito local para sentar.



Atenção: Ao chegar no Pier, você tem que localizar o local de onde sai a próxima barca. Lá terá um guichê, onde você apresentará o ticket que comprou no aeroporto. Eles vão te entregar o ingresso de entrada do ferry.
Eu vi algumas pessoas que compraram ticket conjunto de passagem aérea + transporte + ferry tento problemas para trocar o ticket delas na entrada da barca. Por isso, se você adquiriu o bilhete conjunto, entre em contato com a sua companhia aérea e certifique-se do procedimento correto a tomar.

A partir do Rassada Pier para Phi Phi (Tonsai Pier), os horários de balsa disponíveis são:
8h30 / 11h / 12h20 / 13h30 / 15h

A partir de Phi Phi (Tonsai Pier) para o Rassada Pier, os horários de balsa disponíveis são:
9h / 11h / 14h30

As balsas abrem para as pessoas começarem a se acomodar com uma hora de antecedência, e a bordo tem uma lanchonete pequena, televisão - que estava passando o filme Avatar - e banheiros. A parte interna do ferry tem ar condicionado. Já para os que já querem entrar no clima, e começar a pegar um bronze já viagem, há áreas externas.
amontoado de malas
Amontoado de malas - Foto: Entretulipas

A parte mais complicada é a questão das bagagens. Na balsa que pegamos as bagagens eram colocadas por uma pessoa na parte interna e da frente do ferry. Todas empilhadas, e você não tem a opção de ficar com a bagagem junto com você. Na saída não tem ninguém para distribuir as bagagens, então fica AQUELA confusão e um Deus nos acuda. Por isso, a dica é, quando você ver que a balsa está se aproximando do destino, corra para perto das malas para pegar a sua.

A viagem dura em torno de 2h30, e ao desembarcar na ilha de Phi Phi, você terá de pagar uma taxa de 20 baths, por pessoa, que eles dizem que é uma taxa de conservação da ilha.


taxa phi phi
Taxa de conservação da ilha de Phi Phi - Foto: Entretulipas




Partindo de Phi Phi para Krabi, e nossa experiência no Klong Jilad Pier

Para a volta, a passagem que mais se encaixou na nossa programação foi uma da Nok Air que, coincidentemente, já incluía a balsa + o transporte até o aeroporto + passagem aérea.
O grande problema é a falta de informação sobre como pegar o ticket para embarque na balsa lá na ilha. 

No dia anterior ao nosso embarque eu fui em diversas agencias de turismo da ilha, que vendem ticket das balsas, pedir uma informação, mas nenhuma delas souberam informar sobre o ticket integrado da Nok Air. Tentei ficar despreocupada e decidi chegar mais cedo no Pier, no dia do embarque, para tentar alguma informação diretamente na balsa.

Os horários da balsa...
A partir de Klong Jilad Pier, Krabi, para Phi Phi (Tonsai Pier), os horários de balsa disponíveis são:
9h / 10h30 / 13h30 / 15h / 16h

De Phi Phi (Tonsai Pier) para o Klong Julad Pier, Krabi, os horários de balsa disponíveis são:
9h / 10h30 / 13h30 / 15h30

Bilhete da Nok Air e os adesivos de identificação - Foto: Entretulipas

Pelo que vocês podem ver na foto acima, no próprio bilhete da Nok Air eles informam o horário da balsa que você deve pegar.
bilhete balsa phi phi krabi
Bilhetes da balsa (ferry) Phi Phi - Krabi - Foto: Entretulipas
No dia do embarque, chegamos 30 minutos mais cedo para conseguir os bilhetes. Com a ajuda do carregador de malas do nosso hotel, conseguimos descobrir o guichê onde nos deram o bilhete da balsa e alguns adesivos de identificação (veja na foto acima, os adesivos amarelo e verde).
adesivos de id
Adesivos de identificação - Foto: Entretulipas

Esses adesivos te identificam no momento do desembarque em Krabi, já que o bilhete inclui também o transporte do Pier ao aeroporto.

Nessa balsa que pegamos, as malas ficavam no fundo do barco, expostas ao sol, empilhadas, cobertas apenas por uma lona e amarradas por uma corda. Na saída foi o mesmo Deus nos acuda para pegar as malas. Não tinha controle algum e cada um que queria pegar a sua. Super desorganizado.

A viagem de balsa dura em torno de 1h30 - 2h.
Krabi Pier - Foto: Phuket Ferry

O Pier de Krabi é especialmente lindo. Você desembarca e anda por um longo corredor lindo, entre o mangue. Muitas pessoas vão te abordar oferencendo taxi já no desembarque da balsa. Ande todo o corredor até a entrada principal do pier, que é onde você vai encontrar os principais taxistas, guichês de informações, algumas lanchonetes, etc.

identificação nok air
Identificação Nok Air - Foto: Entretulipas
A partir do pier você pode pegar um taxi ou van para o aeroporto de Krabi (ou para a cidade de Krabi). Há algumas agencias que oferecem esse serviço lá mesmo no Pier, e você pode comprar.
Se você, assim como nós, já tinha um bilhete integrado, procure uma pessoa com a identificação específica. Sei que, além da Nok Air, a Air Asia também oferecia esse serviço de bilhete integrado.

Após encontrarmos nosso motorista, ele nos levou para a van e ficamos aguardando, no ar condicionado, outras pessoas chegarem. 

O tempo de trânsito entre o pier e o aeroporto é em torno de 25 minutos.



Sem dúvida a viagem fica muito mais curta utilizando o aeroporto e pier de Krabi.

Lembrando: os horários das balsas podem ser alterados de acordo com a previsão do tempo. 
Outro ponto importante é que os horários que coloquei aqui no post são os que estão disponíveis para os Piers especificados. Existem outros piers. Indico esse site para ter uma noção de preços e horários. Clique aqui. 

Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade