Aula de culinária além do ato de cozinhar: conheça a escola Thai Farm Cooking School

16:38

Minha mãe sempre me ensinou que o ato de cozinhar vai além da cozinha, vai muito mais além dos sabores, dos cheiros. 
O ato de cozinhar é um ato de amor.

Imagine que a comida é um momento de partilha. Seja com as pessoas, seja com você mesmo. Você está nutrindo o seu corpo e sua alma, de alimentos, informações que cada alimento contém, de conversas com as pessoas ou com sua mente, de sentimento. 
É muito bom poder comer em família ou entre amigos.
Eu adoro e sempre dei muito valor a fazer refeições junto com as pessoas. Como também já escrevi alguma vezes por aqui, amo cozinhar, e é uma dos meus hobbies favoritos.

Frango com manjericão e curry amarelo - Foto: Entretulipas

Nunca fui fiel a uma cozinha. Sempre gostei de misturar ingredientes, nunca gostei de seguir receitas ao pé da letra. Porém, a mistura de sabores da culinária tailandesa sempre me encantou. 
Conheci quando morei na Holanda, em 2007. Em geral, os holandeses adoram a comida tailandesa, e nos supermercados holandeses você encontra várias pastas e condimentos para fazer as receitas thai. No Brasil não é tão comum assim... pelo menos aqui em Recife, é dificílimo encontrar ingredientes muito "exóticos".

Esse arrudeio todo para escrever que uma das primeiras coisas que inclui no roteiro para a Tailândia foi uma aula de culinária, para aprender os truques dos pratos thai.

Durante a montagem do nosso roteiro, pesquisei muito o melhor lugar, que além de ter uma aula bem interativa, também oferecesse a oportunidade de ter um contato com os ingredientes. Foi aí que achei a Thai Farm Cooking School. 

A escola fica em Chiang Mai há uma hora de carro de Chiang Mai, em uma fazenda com muitos arrozais nas suas redondezas. O ambiente é espetacular, muito verde e com o espírito de campo.

Como se inscrever

Você efetua a inscrição diretamente no site deles. O pagamento tem que ser feito até 24h antes do dia da aula. Você se inscreve pelo site e eles te mandam um email confirmando e informando as formas de pagamento (online ou a vista).
É super simples e eles respondem rapidinho.
O valor inclui tudo (comida, água, chá, ingredientes), inclusive o transporte. Se o seu hotel for dentro do sítio histórico da cidade ou nas redondezas, eles te pegam e trazem você de volta, no fim da tarde.

Posso escolher as receitas e o que vou aprender?

De acordo com o dia da semana, eles tem um menu já pré-definido. Mas, porém, contudo, todavia, entretanto.... o melhor de tudo é que, se você gostaria de ter todas as receitas, inclusive do dia que você não foi, eles te dão um livrinho com todas elas. Yey! 
Folhas de manjericão, chilli e vagem  (siiimm, a vagem deles é enorme!) - Foto: Entretulipas

Detalhe: caso você tenha uma alimentação vegetariana ou vegana, tenha alguma restrição alimentar ou alergia, informe-os no ato da reserva, pois eles adaptam as receitas.

Antes de chegar na fazenda...

Acredito que um dos pontos altos da experiência foi ir em uma feira e aprender sobre as diversas variedades de arroz, temperos, frutas e legumes que a Tailândia tem.
Depois da van pegar todos os participantes do dia em seus hotéis - éramos um grupo de 10 pessoas -, eles param em uma feira, e descemos junto com um guia, que nos explica sobre os ingredientes e nos dá um tempo para curtirmos o local.
Jay, nossa guia, explicando a variedade de arroz tailandês - Foto: Entretulipas


Produtos da feira e os deliciosos bichinhos fritos - Foto Entretulipas

O caminho

A partir da feira, partimos para a fazenda. Há uma paradinha no caminho, depois de uma hora de viagem, para as pessoas irem no banheiro ou comerem alguma coisa. 
Arrozais - Foto: Entretulipas

15 minutos de estrada depois você só vê fazendas de arroz por todos os lados. A van entra por um portão de uma fazenda repleta de árvores e muito verde.  Chegamos.
A fazenda e as plantações - Fotos: Entretulipas

Na fazenda...

Chegando lá, a guia apresenta as ajudantes de cozinha, ela colocou dois tipos de arroz para cozinhar - de duas formas diferentes - e distribuiu os aventais, chapeis, e toalhinhas. Depois partimos para o campo, conhecer os ingredientes.


É muito amor em uma cesta... os temperos fresquinhos - Foto: Entretulipas

Jay, nossa guia, explicou detalhe por detalhe. Quais eram os ingredientes, onde cresciam, em que época era comum, tirou as dúvidas, explicou as diferenças entre os ingredientes que já conhecíamos e os ingredientes tailandeses, nos deixou cheirar e provar tudo.
Foi incrível!





Voltamos para a cozinha e começamos a preparar o nosso curry fresco, em um pilão de pedra.
Na sequencia, cozinhávamos algum prato, e depois sentávamos para provar. 
Depois mais dois pratos, e sentamos para almoçar. Depois mais dois pratos e sentamos para comer. Por último a sobremesa. 
Tivemos a opção de embalar e levar o que quiséssemos. Afinal, foi tanta comida que, no fim, ninguém aguentou comer tudo. 



A cozinha - Foto: Entretulipas





A experiência foi sensacional. Eu adorei e super recomendo. Aliás, tenho a ousadia de dizer que ir na Tailândia e não ter uma experiência como essa não é ir para a Tailândia.

Mais informações

Thai Farm Cooking School
http://www.thaifarmcooking.net/








Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade