Museus em Amsterdam: quantos e quais visitar. 6 dicas para solucionar o dilema entre qualidade x quantidade

14:50

Uma vez, em um papo com grandes amigas, surgiu um mini debate sobre a definição de conhecer x visitar os lugares. Um das minhas amigas tinha feito um mini tour por cidades europeias como Berlim, Viena, Zurique, Paris e Barcelona. Até aí tudo ok. A discussão toda foi em torno do tempo que ela levou para fazer todo esse trajeto (10 dias!!) e o fato dela afirmar que conheceu bem todos os lugares. 
Bem, vamos ao meu ponto de vista. Iniciemos com o meu entendimento sobre a diferença entre conhecer e visitar. O primeiro, significa explorar, frequentar lugares que os locais frequentam, ir também nos pontos turísticos, ler sobre a cultura local e entrar nos lugares que transbordam essa cultura, não só passar na frente dos principais pontos turísticos e tirar uma foto. Para conhecer o básico, obviamente requer um tempo mínimo de estadia na cidade. Digamos que de três dias (isso vai variar muito, mas é uma média).
Já visitar é, em resumo, dar uma breve passada em algum lugar, tirar algumas fotos, só para dizer que esteve ali, e postar no instagram.
No meu conceito, minha amiga não chegou nem a visitar. Ela "passou" por alguns lugares e tirou algumas fotos e se convenceu de que conheceu (Pasmem: ela afirmou que conheceu Berlim em um dia pedalando pela cidade!). 

É fato que Amsterdam é uma das cidades da Europa com mais museus / programas culturais. Tanto para os amantes de obras de arte e cultura em geral, quanto para os que não curtem muito essa vibe, o ponto é que há alguns lugares que a visita é obrigatória para os locais, e mais ainda para turistas.

Tipo o quê? Quem nunca leu / ouviu falar da Casa da Anne Frank, do Rijksmuseum e do museu do Van Gogh? Ir a Amsterdam e não visitá-los é, tipo, ir em Paris e não entrar no Louvre.


Mapa do centro de Amsterdam - Fonte: I AMsterdam

Qualidade x Quantidade: como lidar?

Somos seres humanos e - graças a Deus! - pensamos diferente. Afinal, o que é legal para mim, pode não ser legal para você.
Como eu falei no início do post, o que é prioridade para mim, para minha amiga não foi (ou ainda não continua sendo).
Para uns, o pensamento é: quanto mais melhor! Sempre que me perguntam quantas cidades na Europa eu conheço, já ouvi muita gente, quando está montando uma viagem pelo velho continente, falando: "quanto mais cidades melhor, não é?" Bem, eu não penso dessa forma.
Todos os lugares que conheci, passei, no mínimo, dois dias, e posso afirmar, sem sombra de dúvida, que estou muito longe de ter explorado tudo o que eu queria de cada um deles. 
A Holanda, por exemplo, que eu morei alguns aninhos, eu conheço bem o país, mas estou longe de ter visitado tudo.
Minha prioridade é a qualidade. Por isso, leio e pesquiso bastante antes de ir para qualquer lugar. 
Sempre que vou a museus, passo hoooooooras dentro deles. Antes de visitar, eu estudo qual o acervo, seleciono os meus preferidos, mas não deixo de aproveitar todo o programa cultural, até porque em muitos lugares você paga para entrar, e não é barato, principalmente em Amsterdam.
Óbvio que para ter qualidade você precisará dedicar mais tempo para aquilo - tanto no pré-passeio, quanto durante o passeio.
 
Amsterdam - Fonte: Entretulipas
Tá, mas qual o ideal? Quais os museus de Amsterdam devo visitar e quantos eu devo visitar por dia?
O segredo está na preparação do seu passeio, tanto para você que prefere quantidade, tanto para você - que como eu - prioriza a qualidade.
Siga a regra: otimize seu tempo. Como? Vamos então para um passo a passo:

1-Quantos dias você tem na cidade? 

Sabe porque eu pergunto isso? Por dois motivos. Primeiro porque não dá para abraçar o mundo com as mãos e os braços. I'm sorry se você pensa que em um dia você vai conhecer muita coisa. Não se iluda, porque não vai. Dois dias, só para Amsterdam, é um começo - e tenho certeza de que você vai embora com o gostinho de que faltou algo, te garanto! Segundo porque tem muita coisa belíssima pertinho de Amsterdam para conhecer. Se você tiver muitos dias, vale a pena levar em consideração esse ponto. As cidade Zaans Schans, Haarlem, a praia de Bloemendaal são passeios ótimos e imperdíveis, pois ficam pertinho de Amsterdam. Se você tiver mais de 2 dias na cidade vale o passeio.
O parque das tulipas, o Keukenhof, também dá para ser visitado - que a gente já falou aqui no blog. Mas isso vai depender também do segundo ponto;

Keukenhof - Fonte: I AMsterdam

2-Em que estação do ano você vai visitar?

Preste atenção nos horários de funcionamento dos locais que você deseja visitar. No inverno, em todas as cidades da Europa (e Amsterdam não foge da regra), o horário de funcionamento dos lugares é reduzido. Então lembre-se dessa informação na hora de montar seu roteiro. A primavera é a melhor estação. Não que isso seja uma regra. Tem gente que acha o outono, tem gente o inverno, tem gente o verão. Eu aposto na primavera por ser a estação mais bonita (há quem discorde e fale que é o outono), com melhores temperaturas, não é alta estação e tem mais horas de sol.

3-Pode comprar o ingresso antes? 

Se possível (quase sempre é), priorize comprar o ingresso das atrações antes. Se não, leve em conta o tempo na fila para comprar os ingressos. A Casa da Anne Frank, por exemplo, dependendo do horário e do dia, são duas horas na fila desnecessárias, pois você pode comprar o ingresso online e ganhar tempo;


4-Identifique-se!

Calma! Não é falar os seus dados pessoais. Mas, é mais ou menos isso. Na hora de escolher os pontos a serem visitados, leve em conta os seus interesses. Conhecer os principais pontos turísticos é fundamental, mas o ideal é fazer coisas que te interessam. Se está em grupo, procure um meio termo, para que ninguém fique entediado.
Eu, por exemplo, não curto muito arte moderna. Quando estive em Londres fui com uma pessoa que super curtia, então fomos no Tate Modern (museu de arte moderna). Porém, fomos em salas específicas, que a pessoa que estava comigo já sabia o que queria ver, e para que eu não morresse de tédio. O ponto positivo é que não tive que pagar nada, mesmo não sendo do meu interesse, porque o museu é gratuito. 
Já na China, onde fui com meus pais, eu e minha mãe estávamos loucas para ver um panda. Fomos os 3 para o Zoo de Pequim, mesmo contra a vontade do meu pai. Nesse caso, a entrada não era gratuita, mas ele escolheu juntar-se a nós. Além de termos visitado os pandinhas (pagamos a mais para isso, e ele também - muito amor!!), fomos ver outros bichos também, mas ficamos menos tempo por causa dele.
Por isso é tão importante estudar o lugar antes, porque você sabe o que quer ver, e facilita, quando em grupo, entrar em comum acordo - ou, se preferirem, preparar-se psicologicamente;


Trams em Amsterdam - Fonte: I AMsterdam

5-Tempo de deslocamento

Na hora de montar o roteiro diário, leve em consideração também o tempo de deslocar-se de um local para o outro e o tempo que você vai ficar lá dentro da atração - que isso vai ser diretamente proporcional ao ponto anterior. Monte um roteiro pensando em lugares próximos, e isso você pode descobrir através de mapas (mesmo não sendo o maior especialista). Que tal utilizar meios de transporte para economizar tempo? Taxi é caríssimo, por isso, em Amsterdam, prefira os trams (bondes, em português). Eles te levam para qualquer lugar da cidade, e são um meio de transporte eficiente.
Quer se sentir um local, pelo menos por algumas horas? Alugue uma bicicleta! Só tenha o cuidado de respeitar as leis de trânsito, estacionar em locais corretos e, importantíssimo, trancar muito bem a magrela bike - para evitar a surpresa de ser roubado.
Bikes - Fonte: I AMsterdam
A quantidade de lugares a visitar por dia vai depender muito do tempo que você vai passar em cada lugar, o tempo de deslocamento, a estação do ano (frio ou calor, mais tempo aberto ou menos tempo), quantidade de pessoas que estão com você, etc.  Mas, uma média de 3 pontos turísticos por dia é ok para os que priorizam a qualidade do passeio;


DinhEUROS - Fonte: I AMsterdam

6-Prepare o bolso: é um investimento

Amsterdam é uma das cidades mais caras da Europa. Sim, também concordo que isso é . E, mesmo você se programando, correndo atrás dos descontos por comprar antes, ou visitando nos horários mais baratos, fazer programas culturais na cidade (e no país todo também) é bem caro. Existem alguns cartões que facilitam isso, que não deixam os passeios tããão caros assim. O museumkaart, por exemplo, dá o direito de você entrar em vários lugares do país gratuitamente, e é válido por um ano! Tem também o I AMsterdam card, que você pode comprar por dia. Qualquer um dos dois já vale a pena se você escolher visitar no mínimo 3 museus. Qual escolher vai depender muito do que você quer visitar e quanto tempo vai ficar. O IAMmsterdam card dá até para fazer passeio pelos canais da cidade de graça. Vê que legal?!
Pense que, mesmo sendo caro, é um investimento em conhecimento. E esse, meu amigo, te garanto que é o melhor da sua vida.

Ok! E aí, Nina, quais os museus que tu indica? O que eu não posso deixar de conhecer "dijeitonenhum"?
Eu não acredito que depois dessa lista todinha de dicas tu ainda me faz uma pergunta dessa!!
Ok,  no começo do post eu citei três lugares (Casa da Anne Frank, o Rijksmuseum e o museu do Van Gogh)  imperdíveis - e que, se você seguir todas as dicas que eu dei - olha o mapa -, você verá não dá para conhecer os 3 no mesmo dia. 
Para os que tem crianças, uma visita no Artis Zoo (que é incrível até para os adultos) e o Nemo, que é um museu de ciências (mais indicado para crianças maiorzinhas) é parada obrigatória.
Tem o museu de história judaica, tem o museu de fotografia, tem o museu da cidade de Amsterdam, tem o museu do diamante, tem o museu das tulipas, tem o Instituto de Filmes, tem igreja,... ixi.
Ó, clica aqui, e baixa um mapa bem completinho e atualizado do centro da cidade e monta seu roteiro. Só não esquece de colocar em prática as dicas.

Precisa de algo mais personalizado? Existe um serviço prestado por profissionais que conhecem bem os lugares. Eles conversam bastante com você, montam um roteiro personalizado para a sua viagem e você não precisa se preocupar com nada. Está procurando isso? Então entra em contato aqui que eu te passo o "caminho das pedras".

Você é daqueles que prefere quantidade? Então divide com a gente, na nossa página do facebook - curte lá, suas fotos passando/visitando os lugares. 




Gostou das dicas? Como você faz para montar seu roteiro?

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

6 comentários

  1. Oi, Nina. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yey!!! :)

      Que ótimo! Espero que alcance mais e mais pessoas.

      Obrigada! Beijão!

      Excluir
  2. Excelente o post. Como ex-militar levo muito a sério o planejamento da viagem. Viajar para fora é caro por isso em geral começo a me preparar 1 ano antes.

    Pesquiso tudo o que posso, sites, livros, videos, etc sobre a região. Monto uma planilha com a programação de cada dia, levando em conta o tempos que vou ficar na atração, tempo de deslocamentos, etc.

    Também priorizo conhecer melhor a conhecer mais lugares. "Pinga pinga" em "trocentas" cidades em 1 semana é algo que jamais faria.

    Nas minhas pesquisas sobre Amsterdam, que está no meu futuro roteiro, achei seu blog...

    Parabéns... adorei o blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allysson, tudo bem?

      Também faço planilhas. Não deixo muito amarrado o roteiro. Eventualmente me permito fugir (até porque, as vezes as coisas não acontece do jeito que planejamos), quando alguém fica cansado, ou quando encontramos algo legal no meio do caminho, etc.

      Obrigada pelo comentário e espero poder ajudar ainda mais!
      Abraços!

      Excluir
  3. Ai, esse post está divino. Olha, eu já cheguei a visitar algumas cidades na Europa por duas, tres ou quatro vezes ao long de uma década e meia. E sempre tive coisas novas para descobrir. Eu também às vezes fico anos lendo sobre uma cidade, o passado, a história... até que um dia tenho a oportunidade de conhecer. Já estive em Budapest e quero muito voltar la com meu marido (tinha ido a trabalho). O mesmo com Hong Kong.
    Nunca estive em Roma ou Veneza, mas ando lendo muito sobre essas cidades ultimamente.
    Há cidades que voce pode visitar a vida toda e sempre ver apenas uma fraçao dela. Assim é com Paris, Londres, Roma, New York.
    Parabéns pelo post !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!! Que excelente ler tamanho elogio vindo de você. E que bom que voltou a nos visitar.

      Fato: sempre há coisas novas para conhecer, principalmente em Londres, Paris e Nova Iorque. Eu não conheço a Big Apple, mas não tenho dúvidas disso. :)
      Beijo e muito obrigada pelos elogios e visita! :)

      Excluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade