Receita: Pão de Mel

19:00


Quarta, de acordo com o calendário judáico, foi o Rosh Hashanah, ou melhor, o Ano Novo judeu. Segundo reza a tradução, alguns alimentos devem ser ingeridos e preces devem ser feitas para trazer sorte no próximo ano durante os dias de celebração.
Exemplo:
Maçã
Mergulhamos uma fatia de maçã doce no mel, recitamos a bênção da fruta (Borê Peri Haêts) e falamos:
"Yehi ratson milefanêcha shetechedêsh alênu shaná tová umetucá".
"Possa ser Tua vontade renovar para nós um ano bom e doce ".
Chalot
As chalot servidas em Rosh Hashaná são redondas, símbolo de continuidade e eternidade, como o círculo que não tem começo nem fim; sem ângulos, nem arestas, um pedido para um ano sem conflitos. Costuma-se mergulhar o pão no mel em vez do sal habitual, em todas as refeições desde Rosh Hashaná até ao sétimo dia de Sucot.

Mel
O valor numérico da palavra "dvash" (mel) equivale ao valor de "Av Ha'Rachamim" (Pai Misericordioso): assim o mel representa a esperança de que a sentença decretada pelo Supremo Juiz seja amenizada pela Sua compaixão.

Frutas e alimentos especiais
É costume comer carne e vinho doce ou qualquer bebida doce nesta refeição, para ter um ano farto e doce.
Na segunda noite de Rosh Hashaná, imediatamente após o kidush, costuma-se ingerir uma fruta nova, a primeira vez que comeríamos nesta estação, a fim de pronunciarmos a bênção de Shehecheyánu


Há também os ingredientes que deve ser evitar de ingerir, para que não se tenha surpresas no ano que esta começando. Não se come nada temperado com vinagre ou raiz forte, para não ter um ano amargo. Nozes também não devem ser ingeridas nestes dias. Um dos motivos é porque as nozes provocam pigarro que pode atrapalhar as orações do dia; outro motivo é que o valor numérico da palavra egoz (noz) corresponde ao da palavra chet (pecado) sem o alef.

Sendo a culinária judáica muito rica, tive que escolhi uma receita para homenagear o Rosh Hashanah. Para desejar um ano bem doce e repleto de realizações para todos, resolvi fazer uma receita que é até difícil de achar alguém que não goste:

PÃO DE MEL

Foto: Arquivo ©Entretulipas

Foto: Arquivo ©Entretulipas
Você vai precisar de:
250g de açúcar mascavo
1 xícara de água
2 ovos (as claras e as gemas separadas)
2 1/4 de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de canela em pó
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de mel
1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 colher de sopa de fermento
Para a cobertura:
250g de chocolate meio amargo derretido em banho maria
100g de creme de leite






Foto: Arquivo ©Entretulipas
MODO DE FAZER:
Unte bem uma forma e preaqueça o forno a 180C.
Coloque no fogo o açúcar mascavo e a água. Misture bem e deixe dissolver o açúcar. Por volta de 10 minutos, quando ferver, desligue o fogo.
Em uma vasilha, misture o trigo, a canela, o chocolate em pó, o leite, o mel, o fermento e o açúcar. Bata bem. Depois acrescente as gemas e bata toda a mistura por 5 minutos. Reserve.
Em uma outra vasilha limpa, bata as claras em neve.
Misture, delicadamente, as claras em neve com a outra mistura. Quando estiver bem misturado, coloque na assadeira untada para assar. Deixe no forno de 20 - 25minutos.

Para fazer a cobertura é só misturar o chocolate derretido com o creme de leite.
Quando o pão de mel estiver pronto, cubra-o com a cobertura.
Para ficar mais gostoso, você pode fazer alguns furinhos, para que o chocolate desça para dentro do pão de mel.
Ah, e para você que gosta de Chocolate, vale a pena conferir as receitas de Brownie de Chocolate e da Delicinha Branco no Preto.

Divida a sua opinião com a gente!! Conte a sua experiência, faça uma crítica ou uma sugestão.. Escreve ai!

Quer ver mais fotos? Acesse o nosso flickr.Lá você vai encontrar mais fotos das nossas receitas, fotos de lugares, animais, paisagens, e muito mais.
Assinando a nossa newsletter, seguindo-nos no twitter e no Facebook você fica por dentro de todas as novidades em primeira mão.

Você também irá gostar

2 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade